sábado, 18 de maio de 2013

Intimidade com Deus e não prosperidade em Ageu 2.9

    Depois de ter escrito meu primeiro texto sobre incoerências interpretativas bíblicas, tenho uma nova observação que me deparei depois de uma explicação de meu professor de hebraico no Seminário, Professor Marcos Bittencourt. Era uma referência ao texto de Ageu 2.9, muito conhecidos e muito presente  na boca dos pregadores mais exaltados do nosso país. Uma má interpretação causa mais uma vez uma compreensão equivocada do texto bíblico. 

     O profeta falando para o governador de Judá, Zorobabel, quando Israel era dominado pelo governo persa de Dario, ele diz: "A honra desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos."  Muitos pregadores mal intencionados ou um leitor desapercebido irá compreender este trecho como uma palavra de vitória e de prosperidade, mas na realidade a palavra "honra" pode significar uma outra coisa neste texto. Em hebraico seria a palavra "כבד" que além de significar "ele honrou" pode ser "foi pesado, peso" e que muda todo entendimento do que queria dizer o profeta de Deus. 
     Então o texto poderia ser traduzido para português desta forma: "O peso desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos." É incrível como as pessoas extraem esse trecho fora do contexto e aplicam em suas vidas sem ao menos perceberem a que se refere o profeta. O templo que Ageu profetizou e que Zorobabel construiu com o povo era simples demais comparado ao magnífico templo de Salomão e por isso o povo se entristeceu. por causa disso Deus irá confortar o povo dizendo: "Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?" Ageu 2:3 Isso é um dado histórico e que mostra o conforto de Deus diante de nossas insatisfações, já que o povo tinha se doado tanto para a construção do templo e se decepcionaram com o resultado, mas para Deus isso não era o importante e que com o templo restaurado estaria restaurada também o relacionamento de Deus com o povo através do templo reconstruído.
      Quando nós restauramos nossa intimidade com Deus, a glória desta nova fase do nosso relacionamento com Ele é maior que antes, pelo menos assim deve ser. Em nenhum momento o profeta irá profetizar prosperidade, vitórias miraculosas ou coisas desse gênero, e sim Ageu profetiza a restauração da intimidade do povo com o seu Deus e isso era o mais importante para quem voltava do cativeiro da babilônia. A honra da segunda casa, ou do nosso novo compromisso de relacionamento com Deus nos traz um novo peso, um peso maior, um peso mais importante, uma responsabilidade nova, assim se fôssemos ser fiel ao hebraico do Antigo Testamento levaríamos mais a sério nossos votos e renovo com Deus.
      Que paremos de impor fala aos textos bíblicos e que deixemos a Palavra de Deus falar conosco, lendo todo o texto e buscando conhecimentos auxiliares para melhor compreensão e principalmente, tomar muito cuidado ao aceitarmos tudo o que os maiores pregadores andam falando nos púlpitos. Amém!

3 comentários:

  1. parabéns querido irmão pela palavra abençoada,que deus continue te honrando na terra.

    ResponderExcluir
  2. Amém. Intimidade com Deus. Nosso Pai ama àqueles que o entendem. Louvado seja sempre.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa boa o feedback de vcs. Continuem visitando e divulguem.

    ResponderExcluir