sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Deus proverá o cordeiro!

O alívio de Abraão com a resposta de Deus
       Às vezes me pego murmurando com Deus pelas coisas que eu quero, mas não consigo realizar ou adquirir. E aí fico chateado e muitas vezes angustiado. Hoje quando ia para o trabalho estava pensando com os meus botões: "como vou fazer para pagar minhas contas se a empresa atrasou meu salário mais uma vez e não tenho previsão de receber esta semana", aí continuei,"mas Deus proverá o cordeiro!" Isso me veio na mente na hora e não entendi por qual motivo tinha pensado nisso. Porém depois quando meu expediente acabou começei a refletir sobre essa fala e tentei lembrar onde eu a tinha escutado. Daí lembrei do nosso Pai na fé Abraão quando foi sacrificar seu filho a Deus.
         Não era qualquer coisa que Abraão estava sacrificando, era o seu filho, fruto de sua velhice, uma promessa viva feita por Deus. Gênesis: 22.2: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi". Puxa! Seu próprio filho. Tanta coisa que Deus poderia ter pedido, mas não logo o filho que ele mais amava.
        Nós não entendemos o agir de Deus em nossas vidas e achamos que da forma que Ele vai conduzindo as coisas é dolorosa demais para carregarmos. Porém a bíblia diz em Isaías: 55.8 e 9 que "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". Somos tão teimosos em não confirarmos nas promessas de Deus, mesmo pedindo para que Ele tome a frente tudo em nosso vida. Porém é fato que só entenderemos depois da obra completada.
         No versículo 6, a bíblia diz: "E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos". O mais interessante nessa atitude de Abraão, é que ele fez o que Deus mandou sem murmurar com Ele, ele apenas obedeceu. Esse foi meu erro nesse dia, reclamar demais antes de receber. Qual seria minha atitude mais coerente como filho de Deus? Assim como Abraão fez, acreditar em Deus e orar. Eu costumo dizer que "saco vazio não se coloca em pé", e aí eu faço uma comparação conosco: "crente vazio não se coloca em pé". O alimento do crente é a oração e a leitura da bílblia. Mas eu faço mais um do que o outro e isso se auto-nivela. Mas será quese  fosse para nossa sobrevivência poderíamos escolher entre apenas beber água ou apenas comer? Creio que sua resposta foi NÃO. Pois é, oração e leitura bíblica devem andar sempre juntas em nossa caminhada cristã.
         "Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" - versículo 7 -. Que pergunta difícil para quem se encontra num dilema. O pequeno Isaque não entendia nada, mas confiava em seu pai, o mesmo acontecia com Abraão, que tanbém estava sem Copreender nada, mas confiava na resposta de Deus, isso bastava para que seu coração se tranquilizasse.
         Continua no versículo 8: "E disse Abraão: Deus proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos". Mas que confiança é essa que transpassa as barreiras dos sentimentos vivos dentro de uma pessoa,? Como ignorar a preocupação, ou a aflição, ou até o desespero que sentimos? Abraão entendia perfeitamente as respostas para esses questionamentos. A confiança em Deus é o início de relacionamento íntimo com Ele. Se não confiamos em quem amamos, nosso sentimento é vazio e flutuante, sem direção, sem rumo.
         A providência vem logo em seguida, quando a ponto de gritar que não suportamos mais, que é exastivo demais. Assim foi comigo, pois duas horas depois de ter me lamentado pela última vez, recebi meu salário e mais um pouco. Como também aconteceu com Abraão preste a sacrificar seu filho sem exitar, escrito no versículo 13, "Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. Ufa!!! Que alívio!!! Tanto para mim que paguei minhas contas, que era o que estava me angustiando e para Abraão que entregou como sacrifício, coisa melhor que seu filho para o holocasto, a sua FÉ.
       Queridos, espero ter contribuído para vida de vocês, pois a confiança plena em Deus nos trará não só que precisamos, mas principalmente íntima comunhão com ELE. Mateus: 6.25-34 diz: "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.  Amém!!!!

3 comentários:

  1. Muitas vezes esquecemos que a nossa vida está sendo dirigida por Nosso Pai celestial e vacilamos na fé. Como você disse, é fundamental vivermos em oração e examinando a Palavra. Recentemente, vivi momentos semelhantes ao que você descreveu. Estava angustiada, preocupada, tentando encontrar uma saída que não aparecia. Mas, no fundo, sabia que Deus iria prover o cordeiro. Foi o que aconteceu. Mais uma vez ele provou seu amor e proteção. Mas sei que ainda não é o bastante. Preciso mesmo é de uma renovação em meu interior. Algo que me faça despertar e me levar de volta ao primeiro amor... Obrigada pelas palavras de edificação.

    ResponderExcluir
  2. Hoje na EBD preguei pra Igreja essa mensagem e foi gratificante ouvir dos que me escutavam,que seu conteúdo foi identificado com a vivência de muitas pessoas com cotidianos totalmente diferentes. A oração do Pastor Abmael sobre minha vida foi demais!!! Te agradeço Deus, por usar esse teu servo totalmente limitado e dependente da tua ação!!! Eu te amo Jesuuuuuus!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Anderson!
    Gostei muito do texto, que você possa continuar sendo usado para evangelizar, levando mais e mais pessoas a conhecer o Senhor. Continue firme nos caminhos dEle, sempre vigiando e orando, pois sabemos que o inimigo põe muitas armadilhas no caminho dos jovens. Mas o Senhor prometeu: "Eu venci o mundo e vós vencereis".
    Obrigado por ter gostado do meu blog e estar por lá. Um abraço.

    ResponderExcluir